Synaptic, a melhor maneira de adicionar e remover programas.

Site: http://www.nongnu.org/synaptic/
Já vem instalado em todas as versões do Big Linux.

A teoria

Um dos pontos fortes que existem em Linux baseados em Debian é a forma de instalar e remover programas (Outros sistemas também possuem formas similares, mas a descrita aqui vale apenas para baseados em Debian).


Existe um mito que diz que instalar programas no Linux é complicado, porém isso não passa de um mito, a verdade é que a melhor forma de instalar programas não é como a maioria das pessoas está acostumada, entrar no site do programa, fazer o download e instalar.


Sistemas Debian e baseados utilizam REPOSITÓRIOS que ficam na SOURCES.LIST.


Repositórios são servidores que disponibilizam programas prontos para serem instalados e usados, além da vantagem de existirem locais que podem ter milhares de programas instaláveis com um clique, existem outras vantagens como segurança e facilidade de atualização.


Sources.List, é o arquivo um arquivo no seu computador que determina a lista de repositórios a ser usada (ele fica localizado em /etc/apt/sources.list).


O funcionamento é basicamente esse: os repositórios possuem os programas e uma lista dizendo quais são, uma pequena descrição, tamanho, versão e outros detalhes, um programa no seu PC procura na Sources.List os servidores a serem usados, então baixa as listas e disponibiliza no seu PC.


No momento estou utilizando apenas repositórios com alto nível de segurança e estabilidade, onde tenho disponível 16534 programas para instalar.


Esse gerenciamento é feito pelo programa apt-get em conjunto com o dpkg, porém são programas em modo texto, que não são práticos para a maioria dos usuários.


A prática

O Synaptic é um programa gráfico que facilita o uso do apt-get, pois não é necessário nenhum comando, apenas alguns cliques no mouse.



















Tela exibida na primeira vez que o Synaptic é aberto.














Primeira tela do Synaptic.

Veja na primeira tela do Synaptic os botões Recarregar, Procurar e Aplicar, pois é provável que você ainda os usará muito.


O botão Recarregar sincroniza a lista de programas do seu PC com a lista de programas disponíveis nos servidores, se você for instalar algum programa recomendo que antes recarregue a lista para checar se não foi inserida uma nova versão, mas não é necessário recarregar a cada programa que vai se instalar, lembre que isso serve apenas para checar se o programa que está no servidor não é uma versão mais nova, então usar esse botão uma vez a cada semana costuma ser suficiente.


Após recarregar basta encontrar o programa, você pode procurar na lista à esquerda por categoria ou usar o botão procurar, no caso vamos procurar o programa krita (programa de edição de imagens do KDE).























Agora basta dar 2 cliques sobre o programa ou clicar com o botão direito sobre ele e depois clicar em instalar.


















Ele detectou que para o krita funcionar vai ser necessário instalar mais 2 programas, koffice-data e koffice-libs, basta clicar em marcar, até o momento o krita foi selecionado e os programas que ele precisa para funcionar também, então clique em aplicar.




















Essa tela exibe o que precisa ser feito, antes de mandar aplicar é bom dar uma olhada no que será feito, pois alguns programas podem precisar remover outros para funcionar corretamente, isso é um pouco raro de acontecer, mas é melhor previnir do que remediar, após clicar em aplicar basta esperar.




































Programa instalado e pronto para usar, caso queira remove-lo basta procurar por ele novamente, clicar com o botão direito, clicar em marcar para remoção e mandar aplicar.

1 Comentários

Lex Aleksandre disse…
Bruno,
Estou muito habituado a gerenciar software através da linha de comando em meu Debian. Desde a versão Etch que utilizo o aptitude ao invés do apt-get.
Já vi discursões por aí que misturar apt-get com aptitude acaba dando problemas. Você sabe dizer algo a respeito. Também saberia dizer se o Synaptic usa como padrão o apt-get ou aptitude?
Fico no aguardo!
Postagem Anterior Próxima Postagem

an2

an3