Crie seu primeiro painel para o BigControlCenter

O BigControlCenter é o Centro de Controle do BigLinux, esse post irá dar dicas de como criar uma nova opção para esse Centro de Controle.

As separações são feitas nas seguintes categorias: 3d hardware help internet others servers system themes

Todas estão na pasta: /usr/share/bigcontrolcenter/categories/


Exemplo de como criar seu painel de configuração compatível com o BigControlCenter

Nesse exemplo vamos analisar o painel de DNS, que está na categoria internet, portanto a sua pasta é: /usr/share/bigcontrolcenter/categories/internet/dns

Nessa pasta estão localizados os seguintes arquivos, clique sobre os nomes para ver o código fonte correspondente:

description.sh
Um arquivo padrão que deve estar em todos os painéis, seu conteúdo será utilizado para que ele seja exibido no BigControlCenter, portanto altere as variáveis apontando para o painel que está criando.

dns.sh
Esse arquivo pode ter qualquer outro nome que seja fácil de identificar, é o arquivo inicial do painel, o seu nome deve ser específicado no description.sh na variável exec_application

submit.sh
É o arquivo que recebe as instruções do dns.sh e aplica a configuração selecionada, exibindo também a tela de configuração aplicada ao usuário, seu nome pode variar, mas é bom manter esse nome por padrão, lembre também que ao alterar o nome desse arquivo é preciso também alterar o endereço do form action no arquivo dns.sh


Nos arquivos dns.sh e submit.sh já estão inclusos cabeçalho, rodapé e formatações padrões, portanto recomendo que ao desenvolver novos painéis compatíveis com o BigControlCenter utilize esse pacote como base, comece alterando os valores das variáveis apresentadas nos arquivos e depois crie o que achar necessário.


Dicas e curiosidades

A linha . /usr/share/bigcontrolcenter/default/theme-categories.sh importa toda a base do tema, mas ela não é estática, as cores de fundo, texto, link, tamanho e tipo de fonte são importados do tema do KDE4, tornando o painel sempre com uma interface bem integrada ao sistema.

Existem alguns arquivos já inclusos no BigControlCenter que estão disponíveis na pasta /usr/share/bigcontrolcenter/default, entre eles está o Jquery.


0 comentários: