Lançado o BigLinux 5 Alpha 2

Aviso para desenvolvedores

Essa versão ainda está em uma fase bastante prematura da versão 5, porém é recomendada para curiosos e interessados no desenvolvimento do sistema, principalmente os que têm afinidade com ShellScript, HTML, JavaScript ou PHP.

Está sendo criado um Centro de Controle que pretende incluir uma grande quantidade de ferramentas ade configuração, seus destaques principais são:

1 - Ser feito utilizando o BigBashview, o melhor sistema para criação de interfaces para ShellScript que conheço, veja mais sobre ele clicando aqui.

2 - Possuir compatibilidade também com o Kubuntu, ou seja também com o Ubuntu e suas variações, porém nesses casos irá também instalar a dependência libqt4-webkit.

3 - Alto nível de produtividade e de fácil aprendizado para desenvolver, pois é tudo escrito em ShellScript, HTML e JavaScript caso queira uma interface mais elaborada.



Informações gerais

Compatível com repositórios do Ubuntu Jaunty.

KDE 4.3 RC3., Amarok 2.1.1, Kernel 2.6.28-14-generic.

K3B e Kaffeine estão de volta.

Início do painel do BigLinux pronto, conta com suporte completo a conexão discada, configurador para Ndiswrapper, DNS e Apache.

Prelink ativo por padrão, isso faz com que instalar e atualizar programas pelo repositório fique um pouco mais demorado, pois serão feitas sempre otimizações que reduzem o uso de memória.

Readahead aprimorado, refiz a configuração do readahead, isso reduziu pela metade o tempo de abertura do Firefox no meu PC, porém esse tempo reduzido aparece apenas após o segundo boot do sistema instalado no HD.

Preload ativo por padrão, é feita uma analise dos logs da ultima semana e passa a deixar na memória os arquivos mais utilizados pelo sistema, tornando o uso do PC mais rápido.

Compcache, cria uma swap compacta na memória RAM, bastante útil em computadores com 512 MB ou menos de memória, aumenta um pouco o uso do processador, mas reduz consideravelmente a Swap feita no HD. Em meus testes em um computador com 512 MB o sistema tinha desempenho similar a 700 MB.

Novo tema do Usplash feito pelo lunimare, como comentário pessoal digo que é o tema mais bonito que já vi em Usplash, porém ainda faltam alguns ajustes no posicionamento.

Grub de volta no Live CD substituindo o Isolinux, o tema foi feito pelo Xdual.

Configuração de fontes do sistema um pouco alterada, conforme recomendação do Rafel Kafka, diminui um pouco o problema de sites que ultrapassam os limites de onde o texto deveria estar.

Como é alpha é de se esperar alguns probleminhas, entre eles: não está sendo possível ver o Youtube em tela cheia pelo Firefox, diversas partes do KDE estão ainda em inglês, Amsn com configuração padrão, Akonadi não está funcionando.



Escolha um dos mirrors e faça o download:

http://biglinux.c3sl.ufpr.br/iso/biglinux5alpha2.iso
http://mirror.pop-sc.rnp.br/mirror/biglinux/iso/biglinux5alpha2.iso
http://www.las.ic.unicamp.br/pub/biglinux/biglinux5alpha2.iso
http://www.biglinux.net/biglinux5alpha2.iso

Tamanho: 697,3 MB
Md5sum: bfd8b25bd37f19acc05c687215cf733f



Aviso a quem for efetuar testes no sistema

Os testes em geral tem pouca importância no momento, esse alpha2 é mais para que vocês do fórum acompanhem como está o desenvolvimento e também para atrair mais desenvolvedores para o sistema, irei criar um guia de desenvolvimento para o BigLinux no blog http://biglinux.blogspot.com

Os pontos que precisam de teste no momento são basicamente o desempenho do sistema e as funções do painel Big, pois Kernel, Xorg, KDE... ainda terão suas versões alteradas e os problemas em geral irão ser diferentes.

Imagens do sistema

1 Comentários

hjawll disse…
parab[ens [e um bom progeto de hjawll.blogspot.com .
Postagem Anterior Próxima Postagem

an2

an3