Como instalar Arduíno no biglinux linux

 Como instalar Arduíno no biglinux linux 


Neste Vídeo o Programador e Youtuber Jose Irá Ensinar como Instalar o Arduíno no BigLinux Sistema Operacional Linux, ele Também Fará a Correção de Possíveis Bugs que pode se Apresentar na Instalação do Arduíno.




O que é um Arduíno?

 Arduíno é uma Plataforma de Prototipagem Eletrônica de Hardware Livre e de Placa Única, Projetada com um Microcontrolador Atmel AVR com Entradas e Saídas Embutidos, ela Aceita uma Linguagem de Programação Padrão Originada do Wiring e CC++, o Objetivo da Criação do Arduíno é que o Usuário / Programador Possa Criar Ferramentas que são Acessíveis e de Baixo Custo e Fáceis de Usar  por Iniciantes.

Para que Server o Arduíno? 

O Arduíno Pode ser Usado para Diversas Finalidades e isso Dependerá de sua Imaginação, o Arduíno Pode Criar até um Pequeno Robô com Poucas Linhas Programáveis Como Também pode Servir para Projetos como Pedaleiras de Guitarra, Execução de Uma Tarefa Programável como Gerir um Ação em seu Computador ou Objeto que ele foi Inserido.  

Quais Tipos de Arduíno Existem e Quais Comprar? 

Neste Artigo vamos Mostrar Alguns tipos de Arduíno Existentes ,Suas Funções e Quais os mais Indicados para a sua Necessidade.

Arduíno Uno

Este é a Primeira Opção Caso Você for Comprar Seu Primeiro Arduíno,
ele Possui um Bom Numero de Postas Disponíveis e tem Compatibilidade com os Shields Disponíveis no Mercado, Possui Processador Atmega 328, 14 Portas Digitais, 6 das Saídas Podem ser Usadas como Saída PWM , e 6 Portas Analógicas. A Alimentação que é Selecionada Automaticamente Pode Vir da Conexão USB ou do Conector de Alimentação Externa. 





Arduíno mega 2560 

Essa é Uma Versão Maior da Placa Arduíno, Ela Tem um Microcontrolador Atmega 2560 e 54 Portas Digitais das Quais 15 Delas Podem ser Usadas Como PWM, Alem de 15 Portas Analógicas, Clock de 16 MWZ, Conexão UBS e Conector para Alimentação Externa. Ideal para Projetos mais Elaborados que Exijam Grande Número de Entradas e Saídas. 


Arduíno Leonardo

A Placa se Parece com o Arduíno Uno, Porem ela Possui um Micro Controlador Atmega32u4  Possui 20 Portais Digitais e 7 Pode ser Usada como PWM , e 12 Como Portas Analógicas. 

Esta Placa Também Possuir Clock de 16 MHZ e Conexão para Alimentação Externa Diferente do Arduíno Uno, Possui Micro USB para se Conectar ao Computador.

Outro Diferencial dessa Placa é o Chip de Conexão USB Integrado ao Microcontrolador, o Que Elimina a Necessidade de um Chip Adicional de Comunicação na Placa e Permite que o ArduÍno Leonardo seja Reconhecido pelo Computador como se Fosse um Mouser ou um Teclado, e não Necessariamente como uma Porta Serial que Também é Disponível nessa Versão. 


 

Arduíno DUE 

Esse é um Arduíno com Maior Capacidade de Processamento Baseada em ARM de 32 bits e 512 KB de Memoria Totalmente Disponível para Programas / Aplicações. O Bootloader já vem Gravado de Fabrica em uma Memoria ROM  Dedicada.

Possui 54 Portas  Digitais das Quais 12 Podem ser Usadas como PWM e 12 Analógicas.
Possui Também 4 Chips Controladores de Portas Seriais, Conexão USB e Conector para Alimentação Externa.

As Ligações desta Placa Exigem Especial Atenção pois as Portas Trabalham e 3.3V, o Que Pode Comprometer o Uso dos Shields Disponíveis no Mercado que Geralmente Trabalham em 5V.




Arduíno mega ADK

Também Baseado no Arduíno Atmega 2560, Esta Placa Possui uma Conexão USB Dedica a Ligação com Dispositivos Baseados em Android, Possui 54 portas Digitais das quais 15 Podem ser Usadas como PWM, 16 Portas Analógicas, 4 Chips Dedicados a Comunicação Serial, Clock de 16 MHZ e Conexão ao Computador via USB. Também Possui Conector Alimentação Externa. 


 

Arduíno NANO 

Possui placa Compactada Baseada no Microcontrolador Atmega328  (Para Placas Arduíno Nova Versão 3.x)  ou Atmega168 (Versão 2.x) ao Contrario das Outras Placas, Não Possui Conector para Alimentação Externa sendo Limitada por um Mini Conector USB Mini-B, é Uma Placa Desenvolvida pela Empresa Gravitech.

Possui 32 kb de Memoria (NANO versão 3.0), ou 16kb (NANO versão 2.0) Sendo que 2k é Usado Pelo Bootloader, seu Tamanho Reduzido (4,3 de Comprimento x1,85 de Largura ) Faz Dessa Placa uma boa Opção para Projetos Compactos que Exijam Atualização Constante de Softwares. 





Arduíno PRO MINI 

Estes Arduíno Tem uma Placa Super Compacta, Ideal para Projetos Permanentes e Que não Necessitam de Grande Poder de Processamento ou Constante Atualização. O Microcontrolador Utilizado por Esta Placa é o ATmega168, que Dependendo da Versão da Placa Roda 8 MHZ (Placa Versão 3.3v) ou 16 MHZ ( Placa Versão 5v).

Possui 14 Portas Digitais, Sendo 6 Podem ser Usada como PWM, e 8 Portas Analógicas. Não Possui  Conexão USB ou Conector para Alimentação Externa, para Comunicação com o Computador Pode ser Adquirido um Modulo USB Separadamente ou Utilizada uma Placa Arduíno para Programação. 




Arduíno Esplora 

Este Arduíno possui um Formato de Controle de Vídeo Game Joystick e Pode ser Usado Como um Dependendo de sua Criatividade de Programação, o Arduíno Esplora é uma Placada Diferente de Todas as Outras da Família Arduíno, Principalmente por Possuir Diversos Sensores na sua Construção. Nessa Placa vem Embutido um Buzzer, um Joystick, um Potenciômetro Deslizante, um Sensor de Temperatura, um Acelerômetro, um LED RGB, um Sensos de Luz ( LDR ), 4 Push Buttons e um Microfone, Alem de Tudo isso Possuir Soquete para LCD.

É uma Placa Indicada para Quem Deseja Aprender Arduíno Sem se Preocupar Muito com Eletrônica, Uma vez Que Componentes Necessários estão Embutidos na Placa. Assim o Usuário pode se Concentrar Mais na Parte de Programação. 


















Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem