BigBashView em busca da revolução

É inegável a capacidade do terminal no Linux, mas existem operações que são mais práticas feitas em modo gráfico, além de tornar facilmente utilizável por qualquer usuário, mesmo os com pouca experiência em informática.

No KDE3 tínhamos o Kommander que disponibilizava um sistema para criar interfaces gráficas que se comunicam diretamente com o terminal, porém no KDE4 estava em falta algo realmente eficiente.

Nós do BigLinux precisávamos de uma solução, opções como Kdialog e Zenity são simplistas demais para o que precisamos, por isso criamos o BigBashView que tem se mostrado muito eficiente, inclusive mais que o Kommander.

Estamos convidando a todos que têm interesse em desenvolver interfaces e programas gráficos para Linux a conhecer essa ferramenta, inclusive de outras distribuições.

Lembro também que os painéis desenvolvidos para o BigLinux podem ser instalados no Kubuntu e também no Ubuntu e seus outros derivados, porém irão instalar também a biblioteca QT4.

O BigBashView permite que o próprio usuário, com alguma experiência em Shell Script, desenvolver seus próprios painéis, recomendo que leiam os seguintes tópicos nessa ordem e vejam como é simples e prático:

Instalando o BigBashView

BigBashView visão geral

Características importantes do BigBashView

Crie seu primeiro painel para o BigControlCenter

Criando Shell Script/BigBashView internacionalizável

Veja também exemplos de painéis do BigControlCenter:

Painel de DNS

Painel de conexão discada

Painel Ndiswrapper, utilizando driver do Windows para ativar sua placa Wireless

Painel de servidor WEB


Saiba mais sobre ShellScript:

Livros e guias gratuitos sobre Shell Script

Como substituir uma linha em qualquer arquivo de texto

SED - Como adicionar uma linha após ou anterior a outra e resolvendo o problema da /

Caso você tenha interesse em conhecer mais sobre essa ferramenta será muito bem vindo ao nosso fórum www.biglinux.com.br/forum e se precisar estaremos prontos para ajuda-lo a criar melhores interfaces, gerar pacotes e disponibilizar no repositório.

Conto com a ajuda de vocês para que criemos uma grande quantidade de interfaces que melhorem a usabilidade do Linux, não apenas para o BigLinux, mas que mantenham compatibilidade com Ubuntu, Kubuntu, Debian e outras distribuições.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

an2

an3